segunda-feira, 9 de setembro de 2013

PATOLOGIA GERAL - CALCIFICAÇÃO


Definição

              São cristais de cálcio ou aglomerados de íons de cálcio e fósforo que formam pequenos cristais, e se depositam em tecidos vivos ou em tecidos mortos. Geralmente causam um aumento de cálcio circulante no organismo,  lembra-se que nos processos de degeneração quadors que procedesse uma hipóxia, anóxia, diminuição de ATP intracelular, alterava o funcionamento da bomba de sódio e potássio, provocava uma degeneração hidrópica, essa entrada de agua no interior da célula geralmente rompe o RER e Mitocôndria  locais de armazenamento de calcio intracelular e ocorria um fluxo de cálcio dentro da célula e também do intersticio para dentro da celula.
            O principal elemento envolvido na calcificação é o cálcio e o fósforo, quando uma célula entra em processo degenerativo ocorre o acúmulo de cálcio no local da morte celular, porém isso não quer dizer que a célula morta realmente vai calcificar, precisa ocorrer três processos para esse evento acontecer:
*Destruição do citoesqueleto
*Destruição da membrana plasmática da célula
*Alterar a pressão osmótica intracelular.
            Com a morte da célula de forma irreversível ocorre a lise celular e se ocorre o rompimento dessa celula ocorre a exposição dos ácidos graxos na forma de triglicerídeos que estão dentro das células mortas, é importante lembrar que esses trigulcerideos encontram-se separados do interstício pela membrana plasmática, e quando a célula morre e perde a estrutura de membrana e o cálcio tanto das mitocndrias quanto do RER entra em contato com esse ácido graxo e forma pequenos cristais de cálcio, que leva a calcificação da célula.
           Ou seja, há todo um processos e degeneração reversível, com entrada de cálcio na célula ou liberação do cálcio armazenado no RER e mitocôndrias, levando a um processo de degeneração irreversível, quando a célula morre, expõe o ácido graxo que são os triglicerídeos, essa exposição de triglicerídeos ocorre a sua associação ao cálcio tanto do interior da celula quanto do calcio que encontra-se no intersticio celular formando cristais de cálcio, que levam a calcificação da célula.
            Nem todas as células calcificam, pois depende da resposta celular, ao morrer, esta se torna um corpo estranho, sendo fagocitado pelos macrófagos, neutrófilos etc. esse processo vai depender do tipo de lesão e tipo de reação celular.
          Caso essa lesão venha ocorrer num lugar onde não há fagocitose ou onde venha demorar ocorre a fagocitose, o mecanismo de defesa é a calcificação do tecido afetado.
            Exemplo de um cisto parasitário, fascíola hepática, as lesões provocadas por este parasito podem apresentar-se calcificada. No fígado a permanência desse agente forma um cisto, os parasitas são grandes de mais para ser fagocitado pelos macrófagos, desta maneira a resposta inflamatória do tecido não consegue remover pelo seu tamanho, as células mortas do parasito permanece morto e encistado no local, da mesma forma que as celulas do organismo possui triglicerideos o parasito também o possui, desta maneira começa a ocorrer um influxo de cálcio para dentro das células do parasito, calcificando o parasito, conhecido como Cisto Calcificado.
            Pode haver calcificação de cistos, parasitas, áreas necrosadas, granuloma, que devido a cápsula envolto não permite a retirada do ácido graxo e ocorre a ligação deste com o cálcio formando então um granuloma calcificado.
            O diagnóstico de tuberculose ocorre pelo corte de órgãos como fígado, pulmões, baço, linfonodos periféricos, se for cortado um linfonodo que tiver vários pontos brancos que são tecidos conjuntivos e ao centro uma área amarelada, são células mortas ou necrose caseosa, pode ou não ser calcificada, ao passar a faca sente-se um aspecto arenoso sendo cortado.
            O aspecto sente no corte, por um aspecto crepitante. Só pode diagnosticar tuberculose se for isolado o agente, pois é sugestivo, não definitivo, actinobacilose, também forma granuloma e também tem o centro amarelo porém dificilmente calcifica
.
CALCIFICAÇÃO DISTRÓFICA

           É uma calcificação que ocorre a partir do tecido morto e essa calcificação não é generalizada, somente localizada. Calcificação localizada é chamada de CALCIFICAÇÃO DISTRÓFICA, ou seja, são encontrados em regiões localizadas e não disseminadas. E tem como causa principal a morte celular, porém não a única causa.
           Calcificação distrófica é uma calcificação localizada que ocorre a partir de tecido morto, este tecido morto ocorre a exposição de AG graxos a íons de cálcio do interstício formando pequenos cristais de cálcio na região.

METASTÁTICA

              Sistêmica, ocorre por insuficiencia renal pois perde calcio de forma inicial e tenta equilibrar os níveis de calcio absorvendo o fósforo. Numa tentativa de equilibrar os níveis iônicos de 2 fósforos para 1 calcio,  ele perde o calcio e retêm o fósforo para manter o equilíbrio eletrolítico.
              Uma das causas da calcificação metastática é as lesões renais, que tem como consequência a retenção do fosforo a nível renal.
                 A intoxicação por plantas tóxicas como a Solamum malotoxico, com distribuição em todo o Brasil ate Vilhena  no estado de Rondônia, Sul , Sudeste e Centro oeste.
Nienbergia veitech. so ocorre no Rio Grande Sul e Uruguai.
                    Essas plantas causam neoplasia metastática pois esta possui a capacidade de produção de CALCITROL.

Hiperparatireoidismo que aumenta grande quantidade de celulas da paratireoide e consequentemente  a produção de ACTH.
Algumas neoplasias que tem origem a partir de um osteoblasto leva a uma grande destruição do tecido ósseo é também uma calcificação metastática.
            Ocorre quando o bolo alimentar entra no organismo desta maneira leva consigo o cálcio, única fonte de calcio é através  da alimentação, este é reabsorvido pelas células intestinais por intermedio de duas substâncias, que necessariamente precisa estar presente no  organismo é o PTH (paratormônio) e Vitamina D ativada. Tem-se a vitamina D pré-ativada que é sintetizada pelo fígado.
            Através do hepatócito pega a vitamina e realiza uma pré-ativação inserindo molécula de hidrogênio, esta por sua vez viaja ate a superfície da pele e através dos raios solares ocorre a sua ativação. Após a ativação da vitamina D é chamada em calcitriol, é a mesma coisa que vitamina D ativada. Quando esta ativada em calcitriol, ela volta para a circulação e estimula as células da Paratireóide a produzir o PTH (paratormônio).O PTH associado ao Calcitrol, estimula as celulas do intestino os enterocitos a absorver o cálcio.
            O fígado que regula todo o mecanismo, pois a partir dele é sintetizado a Vitamina D pré-ativada, que posteriormente será ativada na pele pelo sol. Este estimula a paratireóide a produzir o hormônio PTH que ativa os enterócitos absorver o cálcio e sucessivamente.
            Quando o cálcio chega ao fígado ele precisa ser armazenado e existem locais onde este é armazenado, não existe função metabólica na célula sem a presença do cálcio, esse íon precisa ser ligado a uma proteína de transporte até o local de seu armazenamento, é chamado de cálcio sérico, este por sua vez esta disponível na circulação para ser utilizado e o excedente retorna ao fígado, a princípio tenta-se não perder o cálcio no figado ocorre a troca da proteína carregadora e passa a migrar para o tecido ósseo, neste local a presença do PTH e do Calcitriol faz com que a célula C da Paratireoide produza a calcitonina, este hormônio atua sobre os osteoblastos, estimulando-os a produzir matriz extracelular.
            Os osteoblastos sintetizam matriz extracelular, protossaminoglicanas glicossaminoglicanos, proteínas de adesão, água e lança no meio externo e ao mesmo tempo ele produz uma fibra de colágeno em formato helicoidal, essa fibra possui ligações para o os íons de cálcio que ao ligar-se nesses locais formam cristais de hidroxioapatita.
         O osteoblasto só é estimulado a produzir matriz extracelular na presença da calcitonina, na ausência não é produzido esses compostos que possuem função de manter o armazenamento do cálcio no tecido ósseo. Desta forma o osso já estava esperando o cálcio, pois ele já fora estimulado a produzir a matriz extracelular responsável pelo armazenamento deste composto.
         O cálcio possui um controle feed back positivo e negativo, quando um osso esta sentindo deficiência de cálcio quem estimula essa deficiência é o periósteo que regula o crescimento ósseo, desta maneira os receptores que existem, para  o cálcio entrar no osso passa por um vaso do periósteo, estes vasos possuem receptores no endotélio vascular que percebem  os níveis de cálcio que entra e manda estímulos  neurológicos para que ocorra o aumento ou diminuição da construção óssea.
          A liberação do cálcio do tecido ósseo é realizada pelos osteoclastos que quebram a fibra de colágeno liberando o cálcio na corrente sanguínea, e quem controla isso é o PTH e calcitriol. (seus niveis sericos farão esse controle)
            A presença do PTH pode estimular a produção de calcitonina como pode alterar o citoesqueleto do osteoblasto e deixar o osteoclasto se aproximar.
          O excesso de cálcio na circulação volta para o fígado e a célula não utilizou em nenhum local, o fígado reconhece esse excesso e para de produzir a Vitamina D pré-ativada quebrando a cascata de eventos do cálcio, sendo liberado na urina ou nas fezes o excesso de cálcio não utilizado.
            O consumo de Vitamina D ativada funciona como feed back negativo, pis ela estumula o figado parar de produzi-la esse composto, no caso da ingestão das plantas que contém calcitriol, esse feed back negativo é interrompido e o fornecimento da substância ativadora supera ao feed beck realizado pelo fígado mantendo o feed back positivo e ocorre a absorção do cálcio. Desta menira o fígado joga na corrente sanguínea e o osso tenta absorver o máximo de cálcio no tecido formando uma osteopetrose ou um aumento exagerado de  cálcio nos ossos.
              O cálcio de sobra vai para a corrente sanguínea e é eliminado pela urina, mas antes disso, começa a ser depositada nos tecidos, como pulmão, coração, artéria, articulações, tecidos cartilaginosos, pois o tecidos mais próximos e semelhante ao tecido ósseo.
            O animal contém dor, começa ficar depositado calcio nos pulmões e não respira direito, começa a ficar acumulado na veia porta hepática e não consegue realizar a absorção de alimentos e pode morrer subitamente, por acúmulos no coração ruptura e tamponamento.