quarta-feira, 2 de outubro de 2013

SISTEMA URINÁRIO - REVISÃO ANATÔMICA

O rim encontra-se alojado no abdome no espaço retroperitoneal apoiado sobre o músculo psoas maior possui externamente um formato de feijão nos cães gatos, ovelhas e cabras, no suíno os rins tem um aspecto achado e nos bovinos esse órgão é lobulado, os equinos possui o rim direito com um formato de coração. Com exceção dos bovinos que possuem sulcos que dividem o órgão em lóbulos bastante delimitados, as demais espécies possuem a superfície renal lisa.
Figura retirada do Koning espanhol
             Externamente o rim é revestido pela cápsula renal.  Lateralmente existe uma condensação de tecido chamada de fáscia renal, e entre a fáscia renal e a cápsula renal encontra-se a gordura peri-renal, e externamente a gordura para-renal. O parênquima renal é envolto por uma forte capsula de tecido fibroso, esta por sua vez, possui diversos micro vasos responsáveis pela nutrição deste tecido. Na porção medial do rim encontra-se o hilo renal, nesta região penetra a artéria renal, nervos e emergem a veia renal e o ureter a partir da pelve renal.

            O parênquima renal é dividido em duas porções córtex e medula renal. O córtex renal possui uma coloração vermelho escura com aspecto granulado e estrias que alojam as artérias interlobulares responsável por delimitar os lóbulos corticais, o córtex renal ainda é dividido em zona periférica e zona glomerular. A medula é dividia em zona periférica com uma coloração mais escura e a uma zona central que forma estrias radiais que alcançam a pelve renal. A medula de certa forma invade a porção cortical renal formando prolongamentos com aspecto piramidal, esses prolongamentos são denominados de pirâmides renais entre essas unidades piramidais existe um espaço chamado de coluna renal.
Os rins são classificados entre as espécies ao caracterizar seu formato externo e interno.
            Rim multipiramidal: Cada pirâmide representa um lóbulo renal e o ápice da pirâmide renal medular destaca-se de forma de papilas na pelve renal. A papila fica envolta pelo cálice menor e a fusão dos cálices menores vai originar dois cálices maiores.
            Essa característica se confere a um rim do tipo multipiramidal, essa classificação se dá pela característica lobulada do rim, o suíno possui um rim multipiramidal liso, pelo fato de num corte ser observado lobações internas e externamente na capsula uma superfície lisa, os cálices maiores desta espécie terminam em uma dilatação chamada de pelve renal que se continua como ureter.
            Os bovinos apresentam um rim multipiramidal lobado, porém a superfície externa essas lobações são evidentes e bem delimitadas, nos bovinos os cálices menores desembocam diretamente no ureter.
            Rim unipiramidal: Encontrado em carnívoros, pequenos ruminantes e equinos. Em carnívoros e pequenos ruminantes ocorre a presença de um recesso pélvico, não há papila e sim uma crista renal. Em equinos, pelo fato de terem os rins em formato de coração, a pelve é muito pequena para coletar a urina produzida pelos rins. Para suprir a pelve pequena, o rim do equino possui os recessos terminais que coletam a urina dos polos do rim.
Unidade Funcional do Rim
            É composto pelo glomérulo, composto por um tufo de capilares onde ocorre o fluxo sanguíneo e filtração do plasma, esses capilares são fenestrados e permitem o extravasamento de pequenos eletrólitos e proteínas. Apresenta uma arteríola aferente e uma arteríola eferente, esta ultima dá origem a uma estrutura vascular que penetra na medula renal e envolve a alça de Henle.
            Cápsula de Bowman, esta unidade é formada por  uma camada de células epiteliais que envolve o glomérulo e recebe o filtrado, é responsável por conduzi-lo até o túbulo contorcido proximal.
            Túbulo contorcido proximal Ocorre reabsorção do Na+, da glicose e dos aminoácidos para o meio intersticial e daí para os capilares peritubulares.
            Alça de Henle esta porção é classificado em Ramo descendente delgado, Ramo ascendente delgado, Ramo ascendente espesso, a própria denominação deixa explicita que a alça Henle apresenta diâmetros diferentes nessas porções. Nestas regiões temos a ocorrência de um mecanismo que aumenta a concentração de soluto, principalmente NaCl e Uréia.
            Túbulo contorcido Distal, essa porção ocorre transporte ativo de NaCl, possui baixa permeabilidade a água e Uréia, saída do NaCl para o Interstício, retenção da água no túbulo, Uréia mantida no Interstício.
            A unidade funcional do rim é composta pelos néfrons, este por sua vez é formado pelo glomérulo e nesta unidade o sangue é filtrado e por diversos segmentos posteriores distintos do túbulo renal as substâncias filtradas são reabsorvidas e componentes plasmáticos são  secretados no liquido tubular. Cada néfron tem seu início na cápsula de Bowman, esta contém uma nodulação de capilares, que é suprida por uma arteríola aferente e drenada por uma arteríola eferente. Esta estrutura completa é conhecida como um glomérulo e filtra plasma.
            Desta maneira o glomérulo é a unidade responsável pelo complexo processo de filtração, trata-se de uma densa rede de capilares enovelados com estruturas especialmente destinada a reter do sistema vascular alguns componentes celulares e proteínas de alto peso molecular ao mesmo tempo em que se forma um liquido semelhante ao plasma em sua composição de eletrólitos e água.  Após a expansão do nefron em uma das extremidades em forma de taça a cápsula de Bowman, é conectada com o túbulo contorcido proximal e continua pela alça de Henle e pelo túbulo contorcido distal desemboca em um tubo coletor.
            O líquido passa da cápsula de Bowman para o túbulo proximal, para os ramos descendentes e ascendentes da alça de Henle e dali para o túbulo contorcido distal, que começa em uma estrutura especializada conhecida como o aparelho justaglomerular. No aparelho justaglomerular, o túbulo passa entre as arteríolas aferentes e eferentes do seu próprio glomérulo. Esta parte do túbulo é conhecida como a mácula densa e está em contato com uma região especializada da arteríola aferente, que secreta renina.
Ureter
            É um túbulo musculoso envolvido por peritônio e direcionado caudalmente, pode ser divido em porção abdominal e porção pélvica, antes de entrar na cavidade pélvica é enlaçado pelo ducto deferente enquanto que nas fêmeas adere-se ao ligamento largo do útero. o uterer alcança a superfície dorsal da vesícula urinária e insere-se obliquamente ao intramural entre a camada mucosa e muscular.
            A repleção da vesícula urinária provoca o impedimento do fluxo retrogrado da urina, porém este fato não impede o fluxo normal vindo dos rins por conta dos movimentos peristálticos do ureter em direção à vesícula urinária.
Vesícula urinária
            Este órgão é responsável pelo armazenamento da urina, possui capacidade de tornar-se globosa quando vazia e de proporções menores. Em grandes animais localiza-se parcialmente a cavidade pélvica sobre o púbis, em pequenos animais esta desloca-se da cavidade pélvica para a cavidade abdominal podendo em cães alcançar a cicatriz umbilical e quando muito repleta tomar um formato de pêra. A vesícula urinaria é mantida pelos ligamento vesicais laterais e ligamento vesical mediano, nesta região encontra-se o úraco (entrada do alantoide) que e posteriormente torna-se obliterado. 
Uretra
            Nas fêmeas a uretra está logo posterior a sínfise púbica e anteriormente a vagina. Este ducto passa no diafragma urogenital e contem músculos de contrações voluntárias que irão formar o esfíncter uretral externo. Existem várias glândulas para uretrais, análogas femininas da próstata masculina, ativadas na função sexual, têm uma função de lubrificação a ejaculação feminina. O orifício uretral externo localiza-se logo acima da vagina, e debaixo do clitóris, protegida pelos grandes lábios da vulva.
            Nos machos, a uretra pode ser dividida em três regiões: porção prostática que é imediatamente após a saída do colo da bexiga. Nesta região a uretra recebe os componentes do esperma dos canais deferentes, prostáticos e vesículas seminais. Na porção membranosa é rodeada pelo diafragma urogenital, com uma densa camada de músculo esquelético de contração involuntária, esta camada involuntária auxilia na contração do esfíncter externo uretral que possui uma contração voluntária. Possui as glândulas bulbouretrais lateralmente.  Na porção esponjosa, a mais longa, ela cursa pelo corpo esponjoso do pênis, possui nestes locais glândulas pequenas que produzem muco e secretam lubrificantes sexuais.


REFERÊNCIAS
CUNNINGHAM, J.G.: Tratado de Fisiologia Veterinária, Terceira Edição, Editora Guanabara Koogan, 1993. 454p.


HORST E. K; HANS. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido, Cap. 8, - 4ª edição, Editora Artmed,. p. 81-101, 2011.
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário