sexta-feira, 16 de novembro de 2012

HISTOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO

Fossas nasais está dividida histologicamente em três regiões:

 Área vestibular Região anterior às fossas nasais a qual aquece lubrifica e comunica as vias respiratórias com o meio externo. Nesta região a mucosa vestibular é formada por epitélio estratificado pavimentoso não queratinizado e possui lâmina própria rica em fibras de colágeno que confere resistência.

Área respiratória sua maior parte apresenta-se revestida por epitélio típico respiratório, epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes. A produção de muco e o batimento ciliar são responsáveis pela eliminação das impurezas e lubrificação das vias.



Área olfatória apresenta-se revestida por um epitélio especializado na captação de estímulos olfativos. A população celular do epitélio que reveste possui células nervosas bipolares que captam estímulos olfatórios e glândulas de bowman que faz a limpeza da superfície das células nervosas, nessa região encontramos células cilíndricas ciliadas e células arredondadas basais.


Traqueia



A traqueia é revestida por um epitélio pseudoestratificado cilíndrico (seta verde) ciliado (seta preta) com células caliciformes (seta azul). As células estão apoiada em uma lâmina basal (seta amarela) de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras elásticas e logo abaixo se encontra glândulas seromucosas cujo ducto desemboca na a luz traqueal. Encontram-se peças de cartilagem hialina em forma de C que são revestidos por pericôndrio e são unidas posteriormente por ligamentos fibroelásticos e feixes de músculo liso. Possui uma túnica adventícia de tecido conjuntivo frouxo que faz a união deste órgão aos demais órgãos vizinhos.

Brônquios

É semelhante à traqueia, visto que este é continuação do tubo traqueal, constituído por epitélio pseudoestratificado cilíndrico ciliado à epitélio simples cilíndrico com células caliciformes. Assim como a traqueia possui uma lamina basal formada de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras elásticas e feixes de músculo liso dispostos em espiral. Apresentam glândulas seromucosas que desemboca na luz brônquica e placas de cartilagem hialina que aparecem com ilhas entre a camada de tecido conjuntivo e por fim a túnica adventícia.

Bronquíolos

É formado por um epitélio cilíndrico simples ciliado inicialmente e passa a cúbico simples intermitentemente ciliado. Essas células estão sob uma lamina própria de tecido conjuntivo frouxo e uma camada de tecido muscular liso muito desenvolvida e disposta em helicoidal.

Bronquíolos respiratórios
São revestidos por epitélio cúbico, situado sobre tecido conjuntivo fibroelástico e musculatura lisa, esse segmento caracteriza-se por apresentar alvéolos em suas paredes.

Alvéolos.

São sacos revestidos por epitélio simples sustentados por um tecido conjuntivo rico em fibras elásticas e supridos por capilares fenestrados. A parede comum entre dois alvéolos é os septos alveolares.


Sacos alveolares

 É um grupo de alvéolos que se abrem em um espaço comum.

Pleura.

 É uma camada serosa que reveste os pulmões: é um mesotélio de tecido conjuntivo frouxo rico em fibras elásticas. 

HISTOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO


Ao examinar uma lâmina histológica do córtex cerebral é possível enxergar algumas camadas bem distintas na seguinte ordem.
Duramáter a camada mais externa de todas é a que fica em contato com o tecido ósseo e quase sempre é removida ao retirar uma amostra histológica. ( seta amarela) .
Aracnóide: essa camada na verdade é formada por septos e trabéculas responsável por formar uma substância que chamamos de liquido cefalorraquidiano (LCR) essas trabéculas formam invaginações para a piamater que é a terceira camada do córtex cerebral.(seta vermelha)
Piamater. Essa camada é a que mantêm íntimo contato com o encéfalo. (seta preta)

Seta amarela, Duramáter; Seta Vermelha Aracnóide; Seta preta Piamater; Seta Verde Camada molecular.

Neurônios de purkinje em setas brancas; Camada molecular em seta preta


Após essas camadas segue a camada molecular, granular externa, células piramidais, granular interna, piramidais internas e polimorfos. Entre a camada molecular e granular externa encontra-se neurônios de purkinje delimitando essa camada, são neurônios bastante evidentes e grande dispostos entre essas duas camadas.
O sistema nervoso é composto basicamente por células nervosas, os neurônios, e células da macroglia (Astrócitos, oligodendrócitos e no sistema nervoso periférico células de shwan) A histologia do encéfalo é formada basicamente pela substância branca formada pelos dendritos e axônios e substância cinza formada pelos corpos celulares. Numa célula neuronal vista em um corte histológico observa-se um nucléolo bastante evidente o seu citoplasma é acidofílico e possui corpúsculos de niss, esses corpúsculos são retículo endoplasmático rugoso que cora-se em roxo conferindo ao neurônio um aspecto tigróide. O neurônio possui um formato triangular dependendo da região e uma grande quantidade de RER. Possui prolongamentos neuronais que são  os dendritos e axônios. 
As células da macroglia são responsáveis por dar suporte as células neuronais. Os astrócitos possuem função de manter a citoarquitetura do encéfalo mantendo os neurônios afastados uns dos outros e as células oligodendrocitos irão fazer o revestimento dos axônios através da bainha de mielina, esta célula forma uma capa protetora em torno do neurônio com intervalos interfasciculados chamados de nodos de ranvier que auxiliam na velocidade do impulso nervoso.
Como dificilmente se cora todas as células num corte histológico é necessário estar atento em quais locais estão essas células, um astrócito por exemplo sempre estará entre um neurônio e outro, pois estes que são responsáveis pela citoarquitetura cerebral. Os oligodendrócito estará sempre no contorno do axônio neuronal. As células que apresentam-se nas proximidades do neurônio são chamadas de células satélite.
As células da microglia possui função de defesa cerebral, elas respondem a infecções e fazem a limpeza do local caso venha ocorrer a morte de algum tecido. Essas células fagocitam o tecido morto removendo-o do local. 
A micróglia consiste em macrófagos especializados em fagocitar, elas são menores que todas as células gliais e corresponde a 15% das células do tecido nervoso são 10 vezes mais frequentes e ao contrário das células neuronais, estas tem a capacidade de sofrer mitoses. Da microglia, fazem parte os macrófagos especializados, as células ependimarias (células que ajudam na produção do LCR) e as células de shwam.  Os astrócitos são divididos em Astrócito Protoplasmático I que são encontrados sempre na substância cinza e  Astrócito fibroso II encontrado na substância branca.

Barreira hematocefálica

É formada pela penetração dos dendritos das células gliais (os astrócitos) dentro de um capilar formando uma rede evitando que adentre no encéfalo agentes infecciosos e até mesmo células de defesa do próprio organismo.

Liquido cefalorraquidiano

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é uma substância formada a partir da filtragem do sangue pelos vasos do encéfalo. O endotélio cerebral é fenestrado ou seja, não possui lâmina basal e existe um pequeno espaço entre as células endoteliais que permite o extravasamento do plasma sanguíneo e de proteínas. As células ependimárias produzem secreções que são lançadas nesse espaço da aracnóide. Pode-se então definir que o liquido cefalorraquidiano é formado pela secreções das células ependimárias, plasma sanguíneo e ainda proteínas.