quarta-feira, 23 de maio de 2012

CAVIDADE ORAL

Cavidade Oral
Compreende desde a boca até a laringe, ele se divide em vestíbulo da boca formado pelos lábios e cavidade da boca que é o espaço existente é delimitado externamente pelos lábios e bochechas e internamente pela gengiva e pelos dentes.
No plano mediano à cavidade oral, encontra-se uma estrutura nome dada de Frênulo do lábio e essa estrutura está bem no meio da divisão onde supostamente atravessa a linha Alba, essa estrutura em ruminantes é pouco desenvolvida comparada as demais espécies.


HORST E. K; HANS. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido,- 4ª edição, Editora Artmed, 2011

Papilas Cônicas Corneificadas
Essas papilas estão localizadas internamente à bochecha voltadas caudalmente, essas estruturas servem para manter o alimento afastado da parede bucal para não haver injúria da mucosa pelos alimentos.
Lábios.
Os lábios são pregas músculos conjuntivas que fazem a delimitação da boca - óstio - no ângulo da boca encontra-se as rimas (canto da boca) em pequenos ruminantes uma fenda vertical no lábio superior recebe o nome de filtro, ou filtrun.
Em bovinos, apresenta plano Nasolabial, nesse plano os lábios e a narina não diferenciam entre si, não se enxerga onde começa a narina e o lábio, pois o epitélio é o mesmo nas duas regiões.
plano labial enxergamos em diversas espéicies e conseguimos fazer essa diferenciação das estruturas labiais e nasais.
Bochechas
É a parede lateral do vestíbulo da boca, é formada pelo músculo bucinador e alguns outros músculos como, zigomático, elevador do lábio superior e canino, esses músculos vão manter e fazer a movimentação dessa parede.
Cavidade da Boca
A cavidade oral é limitada pelos dentes, gengiva, teto do palato duro, assoalho da língua e ainda continua caudalmente com a nasofaringe.
 Palato
É a parede dorsal da cavidade da boca e orofaringe, ele separa a cavidade nasal e nasofaringe, a porção rostral chama-se de palato duro e a caudal de palato mole. O palato duro possui uma base óssea ele é constituído pelos processos palatinos dos ossos incisivos e maxila e osso palatino é recoberto por mucosa, possui uma rede venosa chamado de plexo palatino.  Rafe Palatina é uma linha mediana longitudinal onde acontece a divisão no "céu da boca".
Papila incisiva é uma orla mais protuberante próximo aos incisivos.
Pulvinos dental é o espessamento epitelial corneificado em ruminantes, pois ele não tem o arco dos dentes superiores incisivos.
As rugas palatinas estão no palato e ajudam a encaminhar o alimento em direção a boca.
Palato mole
É uma prega de músculo membranácea que forma uma estrutura resistente, mais mole e divide a faringe em dorsal ventral, orofaringe e nasofaringe, a borda livre caudal forma um arco chamado palato faríngeo e palatoglosso.
HORST E. K; HANS. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido,- 4ª edição, Editora Artmed, 2011

Músculos do Palato
 Elevador do véu do palatino sua origem é no osso temporal e sua inserção se faz lateralmente da nasofaringe unindo-se medianamente.
Músculo tensor do véu do palatino.
Músculo palatino é de feixes musculares longitudinais ao palato mole esse musculo faz o encurtamento do véu do palatino.
Músculo Palatofaríngeo
Tem origem no palato mole, sua inserção acontece na parede dorsal da faringe faz a constrição da faringe.
Papilas
Papilas Filiformes são numerosas está em toda extensão dorsal da língua são pequenas e afiladas que confere a aspereza da língua possuindo ação mecânica.
Papilas Fungiformes, são papilas mais pequenas e arredondadas esparsas e esbranquiçadas, existe no toro lingual ou local do botão gustativo ela possui função de percepção de gosto.
Papilas Lenticulares são papilas grandes e corneificadas e arredondadas está presente no toro lingual e possui ação mecânica.
Papilas Valadas estão localizadas na raiz da língua (bem no fundo) existe cerca de 15 a 25. Nos ruminantes possui elevações arredondadas circundada por depressão e são botões gustativos.

Língua
É um órgão músculo membranáceo é fixada ao osso hióideo à mandíbula

Face Ventral da língua
Apenas 1/3 é livre o restante fica aderida ao osso hióide possui o frenulo lingual que é porção que fica presa da língua ao assoalho da cavidade oral.
Carúncula sublingual é um orifício do ducto da glândula sublingual, está localizada caudalmente a língua é uma fileira de papilas cônicas que excretam saliva.
Músculos da língua:
Músculo próprio da língua são fibras longitudinais superficiais, transversais , perpendiculares e faz a contração da língua e mantêm o formato original desta.
Músculo genioglosso tem origem na sincondrose mandibular (cartilagem que faz a união da mandíbula) e possui função de fazer o abaixamento da língua.
Músculo estilioglosso faz a lateralização da língua movimentando-a de um lado a outro.
Músculo Hioglosso faz a tração da língua em direção à faringe.
Lissa lingual é a capacidade que o cão tem de fazer a língua ficar em um formato de concha, essa estrutura filiforme está embaixo da língua.
Glândulas Salivares
Glândula parótida está na região (parotídica entre a orelha) mandíbula e base da orelha.
Glandula Mandibular está na borda ventral da mandíbula.
Glandula Sublingual está internamente a mandibula e entre o corpo da língua do músculo miliohioide.
Existem glândulas monostomática com um ducto apenas e polistomática vários ductos, que se que se desemboca na glândula sublingual.

Glandulas salivares maiores
Parótida
Mandibular
Glandulas menores
Labial
Bucal
Lingual
Palatina
As glândulas servem para fazer a umidificação do bolo alimentar e iniciar a digestão,  contem uma secreção serosa rica em Ptialina, que faz o início da digestão química dos carboidratos além disso a secreção dessas glândulas são secreções com ph alto, alcalino, controlando assim o ph baixo do estômago.
Glândula parótida
 Ocupa a região do arco zigomático é recoberta pela fáscia parotídica e é coberta pelo músculo da face e músculo parótido auricular, na borda cranial encontra-se o linfonodo parotídico e músculo masseter. Profundamente ao linfonodo encontram-se a artéria e veias maxilares nervos faciais. O ducto perfura o m bucinador que drena a saliva produzida na glândula parótida para o vestíbulo da boca.
Glândula mandibular, vem desde o atlas até a região mandibular encoberta pela parótida entre a mandíbula e o músculo digástrico. Subcutânea encontra-se o linfonodo mandibular o ducto da carúncula sublingual
Glandula sublingual.
Está na região intermandibular ramo da mandíbula direito e esquerdo, está entre o corpo da língua e músculo miliohioide.
Glandula polistomática contem varias porções e vários ductos (eqüinos)
Monostomatica, contem uma porção e apenas um ducto de drenagem, (cão tem as duas)

HORST E. K; HANS. G. L. Anatomia dos animais domésticos. Texto e atlas colorido,- 4ª edição, Editora Artmed, 2011


3 comentários: